quarta-feira, 10 de outubro de 2012


A FREGUESIA DE GARANHUNS É ELEVADA À CATEGORIA DE VILA :

Em Carta Régia datada de 10 de março de 1811, Santo Antônio de Garanhuns é elevada à categoria de vila, entretanto seu crescimento continuava lento. Em 1855, ela contava com apenas 156 casas. Em 1836, assume o primeiro Juiz de Direito (Dr. Paulo de Carvalho).A ocupação das terras do município remonta ao século XVII, quando o mestre-de-campo Nicolau Aranha Pacheco obteve do governador da Capitania de Pernambuco, André Vidal de Negreiros, uma sesmaria de vinte léguas, dividida em dois lotes: um nos campos dos Garanhuns e outro no Panema. No primeiro lote, foi fundada uma fazenda, denominada Sítio Garcia, que seria totalmente destruída em 1670, em decorrência da Guerra dos Palmares, passando o local a ser conhecido como Tapera do Garcia. Terminada a revolta dos negros, a região retomou seu desenvolvimento e, a 20 de janeiro de 1699, foi criada ali, através de Carta Régia, a vara de juízo da "Capital do Arorubá", como era conhecida a área que se estendia da localidade de Cimbre ao Pajeú das Flores. Em 1762, com a criação da Vila de Cimbres (atual município de Pesqueira), Garanhuns perdeu domínio e tornou-se apenas sede da Freguesia de Santo Antônio dos Garanhuns. A 10 de março de 1811, o povoado foi elevado à categoria de vila.
 
 
E em 17 de dezembro de 1813 seu municipio foi instalado e Garanhuns se elevou à categoria de cidade a 04 de fevereiro de 1874.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As datas parecem erradas;

    “A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce''

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mister Quest,foram essas datas que chegaram ao meu conhecimento.Mas por se tratar de datas muito distantes,não se pode afirmar com precisão.

      Excluir