terça-feira, 27 de novembro de 2012

Acontece em Garanhuns a I Feira de Ocupação Artística EU FAÇO!




A "1ª Feira e Ocupação Artística EU FAÇO" surge com o objetivo de criar um espaço de convivência criativa, onde o diálogo e a troca de ideias dos participantes sejam prioridade. Debates, oficinas e palestras serão realizadas, tendo o foco na Arte Contemporânea e nas diretrizes da Economia Criativa. Serão quinze dias de intensas atividades culturais, com exibições de vídeos, performances, fotografia, moda e artesanato.

Os artistas e pessoas que já estão confirmadas para participar da ocupação,gostaria que fossem levar os trabalhos no espaço onde vai ocorrer a mesma até quarta-feira, só posso estender este prazo até quinta-feira,qualquer informação entrem em contato por este número 9965-6283.

Cloves Teodorico - Idealizador
 
 
 
 
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/2012/11/acontece-em-garanhuns-i-feira-de.html

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

 
Garanhuns Motofest 2012
 
 



Os apaixonados por suas motocicletas têm um encontro marcado em Garanhuns no perído de 30 de novembro a 02 de dezembro na Esplanada Cultural Guadalajara. Vem ai o XI Garanhuns Motofest. Um dos eventos que mais movimenta o comércio e a rede hoteleira da cidade.


Confira a programação:


Sexta 30/11

Hercinho e Banda

Central 232


Sábado 01/12

Alexandre Revoredo

Bora Jones

Los Borachos


Domingo 02/12

Amor Eterno

Ronaldo Cesar e a Tropicana
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 17 de novembro de 2012

 
 
 
'Logo mais o desfile do Colégio XV de Novembro lá na Avenida Santos Antônio.
Parabéns pelos seus 112 anos de tradição!'

terça-feira, 13 de novembro de 2012

  
 
 
 
Editorial da Revista da Cidade, que afirma ser uma das cidades mais lindas de Pernambuco por seu clima maravilhoso! Na época Garanhuns era administrado pelo Coronel Euclides Dourado.


Localização Geográfica:

Garanhuns é uma microrregião localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, mais precisamente no final do planalto da Borborema (que começa no Maranhão), por isso a cidade recebe a brisa do litoral. Nosso clima é tropical úmido e frio e nossa vegetação é subcaducifolia, pois nossa arvores não perdem suas folhas. Garanhuns fica á 229 km de sua capital Recife.

Área: 472 km2
Solo: Argiloso
Relevo: Suave ondulado, ondulado e forte ondulado.
Clima: Mesotérmico com chuvas de outono-inverno
Altitude: 900 m
Precipitação pluviométrica média anual: 998,4 milímetros
Meses chuvosos: Abril - Julho
População: 131.313 habitantes (estimativa IBGE/2009)
Densidade demográfica: 275,75 hab./km2
Padroeiro: Santo Antônio

Gentílico: garanhuense
Características: A atividade predominante é o comércio, o turismo, a pecuária de grande porte e produtos alimentares.
Limites: Ao norte com Capoeira e Jucati, ao sul com Terezinha, Lagoa do Ouro, Brejão e Correntes, a leste com São João e Palmerina e a oeste com Caetés, Saloá, Paranatama, Brejão e Terezinha.

Acesso Rodoviário: PE-117, BR-104, PE-126, BR-101 (via Palmares), BR-423 e BR-232 (via Caruaru).

 

 

 

sábado, 10 de novembro de 2012


A luz chegou à Garanhuns em 1919 e onde hoje é a Praça João Pessoa, ficava um Chafariz construído no ano seguinte. Antes de 1930, ela se chamava Praça Sergio Loreto. A Rua do Recife, a atual José Mariano, era chamada assim por que de lá, partiam os transportes para a capital pernambucana. A Rua do Recife em 1910 era composta em sua maioria de casas meia água. O coronel Bimbe Tororó, avô de Alberto da Silva Rego escritor do livro ‘Aldeões de Garanhuns’, possuía mais de 30 casas naquela rua. Havia também estabelecimentos comerciais e públicos como: o Tiro de Guerra nº 45, que funcionou  de 1929 a 1931, consultórios dentários, o açougue Guarani (1922/1929), a Sede do América Futebol Clube, que funcionou em 1922,  entre outros. O carnaval era um período alegre e especial.Naquela época, blocos, cordões e palhaços animavam nossas bisavós e bisavôs.!!

Fatos curiosos:

  • Primeiro hotel  da cidade: foi o Hotel Estrela erguido na atual Dantas Barreto em 1887.
  • Em 1887, quando o trecho férreo Recife-Garanhuns ficou pronto ,a cidade tinha  26 mil habitantes.
  • A construção da ferrovia de Garanhuns foi uma  das mais notáveis  do império, sobretudo, pelo grande movimento  de terras.
  • A câmara de vereadores de Garanhuns nasceu em 1837 e era composta por sete vereadores.
  • Em 1892 instala-se o primeiro governo autônomo de Garanhuns. O primeiro prefeito eleito do Município foi o Major Antônio da Silva Souto.
     
     

sábado, 3 de novembro de 2012


A POLÍTICA NA NOVA CIDADE:

Dois anos depois de ser elevada à cidade, Garanhuns tinha nove vereadores. Em 1892 instala-se o primeiro governo autônomo do município. O primeiro prefeito eleito foi o Major Antônio da Silva. Depois disso a cidade teve treze prefeitos até 1929 quando passou a ser governada por interventores. Em 1947, Garanhuns volta a ser administrada por prefeitos e desse ano até os dias atuais foram 12 os administradores. Em 1926, no governo de Euclides Dourado realizou-se a primeira exposição de café aqui na Cidade das Flores. Naquele ano, pousou em solo garanhuense o primeiro avião chamado o Garoto (pousou no Parque Euclides Dourado), para total espanto da população. Era o progresso que começava a chegar. Essa aeronave também foi a primeira a aterrizar no interior de Pernambuco. Em 1958, Garanhuns foi eleita pela Revista O Cruzeiro, como um dos 10 municípios de maior progresso de todo o país.
 
 
(Parque Euclide Dourado 1961-Também conhecido como 'Parque dos Eucaliptos')