terça-feira, 30 de outubro de 2012



'Conheço uma cidade bem pernambuca
Que todo chama de Suíça brasileira
Água pura, clima frio na realidade
Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira
.!'

(Onde o Nordeste Garoa-Luiz Gonzaga)



 

 
-Praça ao lado do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.


O TRIGO E OUTRAS CULTURAS:
 

Em 1935 o Dr. Ruber Van der Linden conseguiu convencer os agricultores da viabilidade de se plantar trigo em Garanhuns. Van der Linden conseguiu do governo do estado um pequeno moinho, mas a produção de trigo não prosperou.! Outras culturas foram introduzidas no início do século como a mamona, o agave e a cana de açúcar, entretanto nenhuma destas obteve o êxito desejado. Sobressaiu-se o feijão e o milho.

DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA:

 

Com o crescimento da atividade agrícola, a pecuária foi diminuindo de importância. A agricultura foi beneficiada também pela construção da Estrada de Ferro. A cultura do algodão foi a primeira a deslanchar após 1887. Já o café chegou a Garanhuns em um envelope datado de seis de setembro de 1877. As sementes foram distribuídas a lavradores que logo começaram o seu plantio. Atribui-se o início da cultura do café na cidade ao Capitão Luis Burgo. Ele seria um dos que teriam solicitado as sementes de café ao Presidente da província de Pernambuco.
O capitão Luis Burgo conseguiu ótimos resultados no plantio do café e isso estimulou muitos agricultores da região. Após alguns anos muitos sítios entre eles Fojes, Brejão e Mochila transformaram-se em prósperos produtores de café. Em 1925 a produção de café do município chegou a 80 mil arrobas e em 1960 esse número já saltava para 250 mil. Em 1960 já existiam sete firmas exportadoras do produto.

A EDUCAÇÃO EM GARANHUNS A PARTIR DE 1887 :

 
A educação em Garanhuns também foi modificada após 1887. Naquele ano, era raro encontrar alguém que soubesse ler ou ir além das quatro operações matemáticas. Não havia escolas publicas antes de 1878. A primeira foi a do curso primário fundada neste mesmo ano e dirigida pelo professor Manoel Clemente da Costa Santos. A educação feminina começou seis anos depois pelas mãos da dona Liliosa Silvina de Oliveira e Silva. A famosa Educadora da Cidade dona Elisa Coelho foi aluna de dona Liliosa. Elisa prestou um grande serviço à educação de Garanhuns formando mais de 2.000 alunos durante 38 anos de ensino. Não foi a toa então que seu nome foi dado ao Colégio Estadual Elisa Coelho. Destacaram-se também, Pastor Martinho de Oliveira, (fundador do colégio XV), professor Arthur Maia entre outros. Em 1922 Garanhuns tinha 63.000 habitantes e já havia 11 escolas municipais e oito estaduais. Em 1957 esse número saltou para 164 escolas municipais que atendiam a mais de 6.000 alunos. O ensino particular também prestou um grande serviço àquela Garanhuns da segunda década do século XX. Destacam-se o Colégio Santa Sofia (fundado em 1912), o Colégio XV (fundado em 1900), Colégio Diocesano (fundado em 1925), Ginásio do arraial entre outros.

A ILUMINAÇÃO DE GARANHUNS EM 1900 :

 

A iluminação de Garanhuns no início do século XX e era feita com garrafas de ferro cheias de querosene que eram suspensas por toras de bambu. Em 1901, foi inaugurado o primeiro serviço público de iluminação composto de 40 lampiões a querosene pendurados nas esquinas e becos da cidade. Na década de 20 as lâmpadas de carbureto foram substituídas pelas a álcool. Somente na década de 50 chegou à energia elétrica na cidade.

sábado, 27 de outubro de 2012


Atualmente Garanhuns conta com 14 bairros:
 
-Heliópolis, Boa Vista, Magano, Brasília, Indiano, Aluísio Pinto, Santo Antônio, Lacerdópolis, Parque Fênix, São José, Manoel Cheu, Dom Elder Câmara (Cohab I), José Maria Dourado (Cohab 2) e Dom Thiago Postman (Cohab 3).

PORQUE O NOME 'ARRAIAL'??

Antes de se chamar Heliópolis o novo bairro chamava-se Arraial. Quando os moradores foram transferidos para o novo local, perguntaram a uma preta velha muito simpática onde era seu novo endereço e ela sempre dizia: “Eu moro no arraiá do seu Ocrídio” (Prefeito Euclides Dourado) e assim ficou Heliópolis com esse apelido e até hoje muita gente ainda chama de Arraial.!




ORIGEM DO BAIRRO HELIÓPOLIS

O Bairro de Heliópolis teve uma ocupação inusitada. O atual Colégio XV de Novembro que foi fundado em 1900 adquiriu um terreno onde ergueu em 1925 o prédio atual. Isso só foi possível graças ao trabalho do Reverendo Taylor, diretor da escola. Porém o local era ocupado por casinhas humildes. O Prefeito da época Euclides Dourado, preocupado em destinar um espaço novo para abrigar os moradores dos arredores do Colégio XV, começou a explorar a área chegando ao ainda inabitado Monte Sinai, onde hoje é o quartel da Polícia Militar. Lá de cima Euclides Dourado admirado com a vista magistral teria dito: “Nessa vasta planície abandonada é que deveria ter sido iniciado o povoamento da cidade”. Ao dizer aquilo, Euclides Dourado imaginou aquele lugar todo cortado por ruas e avenidas. Poucos dias depois com a ajuda do amigo Ruber Van der Linden, Euclides Dourado mandou construir a Avenida Rui Barbosa que interligou o novo bairro ao centro. Assim nasceu o Bairro Heliópolis. Naquela época para se conseguir um terreno de 16 metros de fundo por 30 de frente nas proximidades da Avenida Rui Barbosa, não era necessário dinheiro, mas tão somente fazer uma petição ao prefeito, situação bem diferente da vivida nos dias atuais.!!
 

BAIRRO DO MAGANO
 
O Bairro do  Magano apesar de não dispor de uma feira, também progrediu. O principal benfeitor daquele lugar foi Antônio Alves do Nascimento que construiu por conta própria a atual Matriz de Santa Terezinha. Em 1961, o bairro já contava com mais de mil casas.!

 
 
 
 
 

BAIRRO BOA VISTA

 
A história do bairro Boa Vista começou em 1894, com o inicio da construção de uma igreja para homenagear São Sebastião, porém a obra só foi concluída em 1922. Antes disso existia apenas uma cruz de madeira fincada no local. Em 1890, Garanhuns foi afetada por uma forte epidemia de varíola. O local onde hoje está erguida a Igreja de São Sebastião na Boa Vista ficou abandonado até 1922 data em que a atual catedral foi construída. Até então o mato tomava conta do terreno, que só era visitado quando ocorriam as epidemias, momento este que grande parte da população ia se valer do Santo.




ORIGEM DE ALGUNS BAIRROS

Após 1887, começavam a fazer sentir os benéficos efeitos da ligação férrea com a capital do estado. O número de casas aumentou consideravelmente dando origem aos primeiros bairros.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Garanhuns em 1900 vivia imersa em lendas...



Uma famosa, fala de uma mulher elegantemente trajada que altas horas da noite acompanhava os rapazes solitários, provavelmente nossos bisavôs. Estes, por sua vez não conseguiam chegar perto da referida mulher, pois quanto mais eles se aproximavam mais ela parecia distante. Outra lenda fala da imagem de Santo Antônio, anterior a atual localizada na igreja. Contam os antigos que a imagem foi achada no alto do Magano e trazida para a igreja. Dias depois desapareceu misteriosamente, e apareceu no mesmo lugar onde fora encontrada. O padre encucado com o mistério organizou uma procissão para conduzir a imagem de Santo Antônio de volta para o altar-mor da catedral. Merece destaque também a lenda do carro encantado que assombrava as noites da cidade.!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Na primeira metade do século XX, acreditem voçes, o carnaval era a festa que mais empolgava os antigos moradores de Garanhuns. Existiam desfiles de blocos, cordões,troças, papangus, além de um maracatu por nome de “Cambina velha” comandado por Antônio três Quinas. Infelizmente a alegria momesca das gerações passadas foi aos poucos diminuindo, até que hoje praticamente inexiste carnaval no município. Nessa época do ano só contamos com o Garanhuns Jazz Festival (que é muiito bom!).


 

COSTUMES DE UMA GARANHUNS ANTIGA:

 

Era inexistente até antes de 1887, qualquer espécie de diversão na cidade, a não ser os contadores de história, mas para a inauguração do trem foi criada uma banda e daí por diante a população se divertia nas retretas. A partir de 1890, muitas famílias de Recife vinham para cá descansar e aproveitar os benefícios da bela natureza da região. Essas famílias trouxeram costumes novos que foram aos poucos afrouxando a rigidez dos métodos de educação então adotados.Quando se aproximava o Natal, os homens da cidade se embrenhavam na mata do Sítio Mundaú, cortavam um pedaço de árvore com 15 metros de altura, e fincavam na frente da igreja de Santo Antônio para o hasteamento da bandeira natalina. À noite, divertiam-se nas barracas bebendo e conversando uns com os outros.
 
 
 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

'O Nordeste na voz do Rei:
 
 
 
"Não é preciso que a gente fale em miséria, em morrer de fome. Eu sempre tive o cuidado de evitar essas coisas. É preciso que a gente fale do povo exaltando o seu espírito, contando como ele vive nas horas de lazer, nas festas, nas alegrias e nas tristezas. Quando faço um protesto, chamo a atenção das autoridades para os problemas, para o descaso do poder público, mas quando falo do povo nordestino não posso deixar de dizer que ele é alegre, espirituoso, brincalhão. Eu sempre procurei exaltar o matuto, o caboclo nordestino, pelo seu lado heróico. Nunca usei a miséria desvinculada da alegria."

Luiz Gonzaga, Revista Veja, 1982.
 
 
 
 

A POLÊMICA EM TORNO DA ORIGEM DO NOME DE GARANHUNS:

 

Existem várias versões para a origem do nome da cidade. Sebastião Galvão afirma que Garanhuns é uma palavra indígena, uma mistura de Guará (canídeo selvagem) e Anu (ave preta). Outra versão, contida no livro “Tupi na Geografia nacional” diz que Guirá era uma (ave) e Nhu (Campo) guirá+Nhu = Garanhuns. O Padre Alex Lemos Barbosa no seu pequeno, “Vocabulário Tupi português de 1955,”, diz que Guará=Garça; Nhu= Campo; a mistura das duas palavras formaria o topônimo Garanhuns. Essas versões são todas contestadas por Alfredo Leite Cavalcanti. Segundo ele, o nome Garanhuns provém de uma tribo indígena que habitou a região no tempo de seu descobrimento. Essa tribo era a Unhauhu dos campos dos Garanhu e esse nome teria sido transmitido pelos indígenas aos descobridores de Garanhuns.

domingo, 21 de outubro de 2012

A primeira construção moderna da cidade!



As construções urbanas também foram se modernizando. A primeira construção moderna da cidade foi a residência do Dr.Eronildes, engenheiro da estrada de ferro. Hoje, este prédio abriga o Palácio Episcopal. A agricultura também foi impulsionada pela facilidade de escoamento nos vagões. É impossível prever o que teria acontecido com o futuro econômico e urbano de Garanhuns sem a estrada de ferro, mas imaginemos um trem e uma mula disputando uma corrida até Recife. Em 1887 a cidade desceu do lombo da mula e pegou carona na locomotiva do desenvolvimento.!
 
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


A antiga estação possuia três módulos:  o módulo frontal  abrigava a estação propriamente dita;  no centro ficava a Gare,  que era o lugar onde os trens circulavam e paravam; e no módulo porterior ficavam os armazéns.
 
 
 
             
 
 
A estação pertencia a Great Western Railway Company , uma companhia criada  por  capitalistas ingleses em Londres, em 1872, com a finalidade de construir ferrovias no Brasil.O ramal férreo foi desativado em 06/11/1971.

 
Inaugurada em 28.09.1887, a Estação Ferroviária de Garanhuns, era a última estação ferroviária do ramal sul. No dia de sua inauguração, o evento foi marcado por uma grande festa na cidade, chegando a ser comparada com uma edição dos antigos jogos olímpicos.!


 

UMA ESTRADA QUE MUDOU A HISTÓRIA

 
A construção do prolongamento da ferrovia de Recife marcou o início das atividades da Estação Ferroviária de Garanhuns. O volume de terras removido foi um dos maiores já visto no Império em obras daquele porte. O trecho ficou pronto em 1887. A primeira viagem aconteceu em 28 de setembro do mesmo ano. O trem partiu de Palmares às 6 horas da manha trazendo autoridades da província e chegou a Garanhuns às 11h30min, sendo recebido com efusivos fogos e banda de música. A construção da estrada colocou Garanhuns definitivamente nos trilhos do desenvolvimento. Muitas pessoas vinham desfrutar do clima e das águas com os quais a natureza dotou a região. Uma viagem ao Recife era feita em seis dias no lombo de cavalos e mulas. Com o trem, podia ser feita em apenas 6 horas. Foi uma verdadeira revolução. A arte também veio nos trilhos da nova estrada. Circos, conjuntos musicais e artistas desembarcavam periodicamente em Garanhuns para entreter a população.A linha que vinha do Recife passava pelas cidades de Angelim, São João e Canhotinho. Depois foi prolongada para a cidade de Garanhuns.

 
 
 
 

04 DE FEVEREIRO DE 1879: GARANHUNS ALCANÇA A MAIORIDADE
 
 
Antigo Postal de Garanhuns -Avenida Santo Antônio


Em 04 de fevereiro de 1879 a Vila de Garanhuns, até então com quatro ruas, foi elevada a categoria de município. Os moradores da nova cidade à época dividiam o espaço público com animais haja vista que a principal atividade econômica era a pecuária. A educação era privilégio de poucos. De cada grupo de 1000 pessoas apenas 5 ou 6 aprendiam a assinar o nome. A diversão quase não existia e resumia-se a reuniões em domingos e dias santos em torno da matriz. Os homens disputavam cavalhadas. As mulheres e idosos ouviam os contadores de estórias discorrerem sobre os feitos do Imperador Carlos Magno. Dormia-se cedo e vivia-se para o sustento da família, mas em 1886 a construção do prolongamento de uma estrada de ferro, mudaria drasticamente o destino do novo município. Nada seria como antes..
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Qual a origem do nome 'Garanhuns'??


A origem do nome Garanhuns tem várias versões, sendo a mais comum a que diz tratar-se de palavra indígena identificadora de sítio dos guarás (cães selvagens) e anuns (espécie de pássaro preto).
 Vale lembrar que a serra onde surgiu o município era conhecida pelo nome da Tribo Garanhuns, de origem cariri, que ali habitava.
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

'Nordestino agarra a cultura que te veste.!'
 (RAPadura Xique-Chico)

 
 
Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém na apresentação do FIG 2012 no Palco da Cultura Popular.
 

A FREGUESIA DE GARANHUNS É ELEVADA À CATEGORIA DE VILA :

Em Carta Régia datada de 10 de março de 1811, Santo Antônio de Garanhuns é elevada à categoria de vila, entretanto seu crescimento continuava lento. Em 1855, ela contava com apenas 156 casas. Em 1836, assume o primeiro Juiz de Direito (Dr. Paulo de Carvalho).A ocupação das terras do município remonta ao século XVII, quando o mestre-de-campo Nicolau Aranha Pacheco obteve do governador da Capitania de Pernambuco, André Vidal de Negreiros, uma sesmaria de vinte léguas, dividida em dois lotes: um nos campos dos Garanhuns e outro no Panema. No primeiro lote, foi fundada uma fazenda, denominada Sítio Garcia, que seria totalmente destruída em 1670, em decorrência da Guerra dos Palmares, passando o local a ser conhecido como Tapera do Garcia. Terminada a revolta dos negros, a região retomou seu desenvolvimento e, a 20 de janeiro de 1699, foi criada ali, através de Carta Régia, a vara de juízo da "Capital do Arorubá", como era conhecida a área que se estendia da localidade de Cimbre ao Pajeú das Flores. Em 1762, com a criação da Vila de Cimbres (atual município de Pesqueira), Garanhuns perdeu domínio e tornou-se apenas sede da Freguesia de Santo Antônio dos Garanhuns. A 10 de março de 1811, o povoado foi elevado à categoria de vila.
 
 
E em 17 de dezembro de 1813 seu municipio foi instalado e Garanhuns se elevou à categoria de cidade a 04 de fevereiro de 1874.
Bom Dia Cidade das Flores!





terça-feira, 9 de outubro de 2012

'O Nordeste é poesia,
Deus quando fez o mundo
Fez tudo com primazia,
Formando o céu e a Terra
Cobertos com fantasia.
Para o Sul deu a riqueza,
Para o Planalto a beleza
E ao Nordeste a poesia.!'


(trecho de Patativa do Assaré).

 
Literatura de Cordel





E DEUS DISSE: FORMEM-SE ENTRE AS SETE COLINAS, SÍTIOS E FAZENDAS.!
 
 
 
 
Cimbres ou Garanhuns, quem era a sede do Ararobá?

 
Quatro anos após a destruição do Quilombo dos Palmares, o governo da capitania instalou por volta de 1700 nos Campos do Garanhuns um distrito judiciário sob a forma de Julgado com a denominação de “Capitania de Ararobá” e uma Freguesia (menor divisão administrativa de uma província) de nome “Santo Antônio do Ararobá”. A primitiva Garanhuns era uma área imensa com 30.000 km quadrados, um território que hoje englobaria os municípios de (Arcoverde, Pedra, Buíque, Águas Belas, Canhotinho, Brejão, Angelim, Correntes, Quipapá, Pesqueira, São Caetano, Custódia, Sanharó, parte de Caruaru entre outros). Em 1762 com a formação da Vila de Cimbres, (povoado de Pesqueira) Santo Antônio do Ararobá perdeu provisoriamente a condição de sede da capitania recuperando o posto logo depois. Quando a sede retornou para Garanhuns, esta passou a se chamar Julgado de Garanhuns e depois Santo Antônio de Garanhuns.
Circulamos todos os dias pela belíssima Avenida Rui Barbosa e extasiados com a charmosa avenida, não nos damos conta de olhar para o lado ou até mesmo parar, e ver que ali pertinho, existe outro belíssimo monumento: o busto de Dona Simôa Gomes.!



O busto localiza-se no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida Simôa Gomes, ao lado do novo fórum da cidade.
Não deixem de visita-lo!
Mas quem foi Simôa Gomes?

Entre 1654 e 1879, período em que se gestava Garanhuns, uma figura importante apareceu. Seu nome era Simôa Gomes, dama do mais alto porte e neta daquele que dizimou o Quilombo dos Palmares (Domingos Jorge Velho). Simôa não herdou o espírito belicoso do avô, mas a coragem era a mesma. Destemida, cavalgava varonilmente fogosos cavalos de seu pai na Fazenda Garcia sempre com uma pistola à cintura no mais original estilo setecentista. Nós, garanhuenses de nascimento ou de coração, devemos muito a Dona Simôa. Garanhuns existe graças à generosa doação da nossa heroína, que ofertou uma quadra de terra do sítio Tapera do Garcia à Confraria das Almas em 15 de maio de 1756.
Nessa nova tentativa, contou com reforços vindos de Olinda e Recife comandados por Bernardo Vieira de Melo. Em 1696, após uma sangrenta luta, o Quilombo dos Palmares foi tristemente dizimado e seu Rei Zumbi tombou morto.
 
 
 Com a sua destruição, muitos negros fugindo do massacre, organizaram um quilombo aqui em Garanhuns com a denominação de Quilombo do Magano (localizado na Colina Magano) que posteriormente foi erradicado por Domingos Jorge Velho. Em suma, as expedições organizadas para combater os negros palmarinos, apesar de ser uma página triste de nossa história, contribuíram decisivamente para o descobrimento e o povoamento da região onde hoje se localiza a Cidade das Flores.
Domingos Jorge Velho: Avô de Simôa Gomes.
 
 
 
 
As primeiras investidas de Domingos Jorge Velho contra o Quilombo dos Palmares se deram em 1692, entretanto, os negros de Zumbi estavam bem organizados e determinados a não entregar barato sua liberdade. Diante de uma eminente derrota, ele retirou-se em 1693 e veio se refugiar nos Campos Verdes, onde hoje se localiza a Suíça Pernambucana. Jorge Velho passou aqui longos 10 meses. Seu filho Manoel Coelho Gomes veio a casar-se tempos depois com “Bartolesa” uma das filhas de Dona Simoa Gomes. Após desfrutar dos encantos da região, ele volta à Serra da Barriga e retoma a guerra contra os negros fugitivos.
GUERRA DOS PALMARES E SUA INFLUÊNCIA PARA GARANHUNS:

 Em 1687, o Governador de Pernambuco D. João da Cunha Souto Maior resolveu fazer um esforço vigoroso com vistas a extinguir o Quilombo dos Palmares, uma verdadeira fortaleza encravada na atual região da Serra da Barriga em União dos Palmares-AL, para onde muitos negros fugiam corridos da dura vida na senzala. Ele conseguiu do Rei de Portugal a autorização para que o famoso Bandeirante paulista Domingos Jorge Velho viesse a Pernambuco acabar com a República dos Palmares como muitos chamavam.


ANTECEDENTES:

A História de Garanhuns tem início na primeira metade do século XVII (1654) com o estabelecimento nos Campos dos Garanhuns, de uma tribo indígena denominada Unhauhu de corrutela Garanhun.
O povoamento dessa região foi influenciado diretamente por dois dos mais relevantes fatos da História do Brasil: a expulsão dos holandeses e a destruição do Quilombo dos Palmares. Sobre este último falaremos com mais detalhes.
A Vila de Garanhuns, Senhor Presidente, é uma das mais notáveis e antigas desta província. É uma parte da Europa tirada do Velho Mundo, e colocada aqui em Pernambuco.” Com estas palavras,o Barão de Nazaré, iniciou o discurso na Assembleia Provincial, que convenceu seus colegas parlamentares a aprovarem a Lei 1.309 de 04 de fevereiro de 1879 que elevou Garanhuns à categoria de município. Um ano antes, o Barão de Nazaré tinha vindo à antiga vila repousar e aqui se encantou com o potencial e clima da região. Entretanto, a história da nossa cidade começou muito antes desse episódio. Convido-os a embarcar no Trem da História e fazer uma longa viagem através do tempo. Embarcaremos no longínquo ano de 1654, época em que possivelmente começou o povoamento da região e saltaremos em 1887, quando a construção de uma estrada de ferro colocou Garanhuns literalmente nos trilhos do desenvolvimento.!"

Boa Viagem a Todos!
 Criei esse blog porque senti a necessidade de mostrar para as pessoas a nossa querida Garanhuns.Aqui contarei a sua história, curiosidades e nossa belissíma cultura!

Sejam Bem-Vindos!